Estes cursos são uma novidade com duração de dois anos, que incluem seis meses de estágio numa empresa. São cursos de Nível 5 do Quadro Nacional de Qualificações , que conferem o Diploma de Técnico Superior Profissional.
“Esta nova formação permite o desenvolvimento de competências técnicas específicas para iniciar uma actividade profissional”, sublinha o Instituto.
“A integração em contexto de trabalho é feita de imediato, através do estágio, o que representa um maior potencial de empregabilidade”, acrescenta a mesma fonte.
Podem candidatar-se os titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente e os interessados que tenham sido aprovados nas provas realizadas pelos maiores de 23 anos.
Podem também concorrer os estudantes que, tendo obtido aprovação em todas as disciplinas dos 10.º e 11.º ano de um curso de ensino secundário, ou de habilitação legalmente equivalente, e não tendo concluído o curso de ensino secundário, sejam considerados aptos através da realização de prova de avaliação.
Podem igualmente candidatar-se os titulares de um diploma de especialização tecnológica, de um diploma de técnico superior profissional ou de um grau de ensino superior.
Aldo Passarinho, pró-presidente para a Imagem e Comunicação do IPBeja, frisa que se trata de formação importante que substitui os Cursos de Especialização Tecnológica e tem uma relação muito próxima com o mercado de trabalho.
As pré-inscrições podem ser feitas para os cursos de Agropecuária Mediterrânica; Análises Laboratoriais; Apoio à Infância; Comércio Internacional; Culturas Regadas; Desporto, Lazer e Bem-Estar; Electrónica e Computadores; Gestão de Organizações Sociais; Informação e Comercialização Turística; Inovação e Tecnologia Alimentar; Olivicultura, Azeite e Azeitona de Mesa; Psicogerontologia; Redes e Sistemas Informáticos; Sistemas de Proteção do Ambiente; Som e Imagem; Tecnologias Web e Dispositivos Móveis; Viticultura e Enologia.