Laboratório UbiNET do IPBeja celebra protocolo com as Forças Armadas

O Laboratório UniNET do Instituto Politécnico de Beja (IPBeja) assina, hoje, um protocolo com Estado Maior General das Forças Armadas (EMGFA).

A cerimónia de assinatura decorre no âmbito da 11ª edição do Simpósio de Segurança Informática e Cibercrime – SimSIC que decorre, nesta quinta-feira, no auditório dos Serviços Comuns, do IPBeja.

O evento é organizado pelo laboratório UbiNET do IPBeja, cuja atividade assenta no combate ao cibercrime.

Depois de o grupo de trabalho do UbiNET ter completado 10 anos de existência, em 2019, data assinalada no último SimSIC, 2021 marca o arranque de um novo ciclo.

Esta nova etapa integra as atividades desenvolvidas, desde 2009, pelo UbiNET, com aquela que é a missão do IPBeja, ou seja, o ensino, dando destaque à “educação para a cibersegurança”.

Rui Silva, coordenador do Lab UbiNET, revela que o Encontro conta com quatro momentos distintos. Inicia-se com a Assinatura do Protocolo no âmbito da Cibersegurança e Ciberdefesa, entre o IPBeja e o Estado Maior General das Forças Armadas (EMGFA).

As duas sessões seguintes, apresentam alguns projetos, em curso, no Lab UbiNET, bem como, projetos em parceira com instituições internacionais e com empresas e, ainda, projetos de âmbito académico ao nível de Doutoramento de colaboradores do laboratório.

O simpósio termina uma sessão sobre “Combate ao Ransomware”, no âmbito do Direito, mas com todo o interesse para “pessoal das tecnologias”.