IPBeja recebe “Encontros com a Comunidade”

O auditório I da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Beja (ESTIG) volta a receber os “Encontros com a Comunidade”. A iniciativa do Curso de Turismo insere-se no Programa de Modernização e Valorização dos Institutos Politécnicos.

“Fomentar o relacionamento a nível local entre as instituições de ensino superior e o sector produtivo, social ou artístico, facilitando rotinas de transferência de conhecimento e de recursos humanos qualificados” é um dos objectivos da iniciativa.

Durante o primeiro semestre, que decorre até 4 de Janeiro vão passar pela ESTIG representantes de diversas organizações, empresas e entidades para partilharem a sua experiência não só com os alunos mas com todos os interessados, dentro e fora da comunidade académica do IPBeja.

O projecto insere-se, no âmbito do Programa de Modernização e Valorização dos Institutos Politécnicos, na linha programática identificada como “A. Incentivar a      actividade de I&D em politécnicos”, no seu ponto “ 2. Fomentar o relacionamento a nível local entre as instituições de ensino superior e o sector produtivo, social ou artístico, facilitando rotinas de transferência de conhecimento e de recursos humanos qualificados”, refere o Instituto.

A segunda sessão tem lugar hoje à tarde, pelas 14 horas. A Iniciativa tem a colaboração da “Janelas do Alentejo” e conta com a participação de Luís Amado, gestor do projecto.

Ana Paula Figueira, uma das docentes responsáveis pela iniciativa, frisa que os Encontros vão “estabelecer uma ligação mais próxima entre o ensino [do IPBeja] e toda a comunidade envolvente”.

A docente convida a comunidade a estar presente, “para falar com os convidados e estabelecer relação com os alunos, porque afinal são eles que amanhã serão potenciais empregados de muitas empresas da região”.

Ana Paula Figueira acrescenta ainda que “promover estas interacções é bastante importante a variadíssimos níveis, porque para além daquilo que se pode aprender, conhecem- se pessoas e estabelecem- se contactos”.