IPMA coloca distrito de Beja sob aviso laranja

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou a região Alentejo sob aviso laranja, devido à previsão de vento forte.  

O distrito de Beja está sob aviso laranja, entre as 12.00 e as 18.00 horas, desta terça-feira, dia 20 de Outubro. Segundo o IPMA, prevê-se vento forte de sul, com rajadas até 100 km/h, sendo até 130 km/h nas terras altas.

Neste contexto, há possibilidade de inundações rápidas em meio urbano, por acumulação de águas pluviais ou insuficiências dos sistemas de drenagem, bem como, possibilidade de inundação por transbordo de linhas de água nas zonas historicamente mais vulneráveis e, ainda, inundações de estruturas urbanas subterrâneas com deficiências de drenagem.

Além disso, o IPMA prevê igualmente a possibilidade de eventual formação de lençóis de água e piso rodoviário escorregadio; danos em estruturas montadas ou suspensas; possibilidade de queda de ramos ou árvores; possíveis acidentes na orla costeira e, ainda, deslizamentos de terra causados por instabilização de vertentes associados à saturação dos solos, pela perda da sua consistência.