No discurso de abertura, o presidente da Câmara Municipal fez referência aos 41 anos do 25 de Abril, dizendo que as memórias e os valores “continuam a estar presentes em Mértola. Jorge Rosa também deixou uma palavra e apreço às Juntas de Freguesia do concelho, que celebram a data com várias actividades.
Quanto ao certame, o autarca falou numa feira “consolidada” e que já é reconhecida na região. A pavimentação do recinto e a existência de uma segunda tenda que abriga os visitantes em dias de chuva foram dois factores que para Jorge Rosa contribuíram, nas últimas edições, para a maior qualidade da Feira do Mel, Queijo e Pão. Para o presidente, esta é “uma das feiras com melhores resultados para os produtores”.
No discurso de inauguração, Jorge Rosa revelou ainda que a autarquia está a preparar um estudo prévio para construção de um pavilhão na vila que possa receber este tipo de iniciativas. Um projecto “muito ambicionado” e que deve estar concluído em 2017, de maneira a receber a XIX edição da Feira.