A 13ª Mostra Nacional de Ciência reúne 97 projectos desenvolvidos por 147 jovens cientistas de 43 instituições de ensino. Três desses projectos são apresentados por alunos da escola Secundária Dr. Manuel Candeias Gonçalves, em Odemira, no distrito de Beja.
Os jovens estudaram a “Influência de três ETARs na qualidade ecológica da água superficial e no seu conteúdo em bactérias”, os “Extremos térmicos como influenciadores das operações cerebrais em estudantes pré-universitários” e o “Estudo da contribuição da interação recetor- interlocutor no método de aprendizagem por ensino”.
A mostra composta por várias categorias: Bioeconomia, Biologia, Ciências da Terra, Ciências do Ambiente, Ciências Médicas, Ciências Sociais, Engenharias, Física, Informática e Ciências da Computação, Matemática e Química decorre até dia 1 de Junho, no Centro de Congressos da Alfândega, no Porto.
A Mostra Nacional de Ciência é considerada uma das maiores a nível Europeu. Os 247 jovens coordenados por 67 professores participantes concorrem a um valor global de 50 mil euros em prémios, distribuídos entre prémios monetários (10.000€) e participações internacionais (40.000€).
A iniciativa é promovia pela Fundação Juventude em conjunto com outras entidades seleciona os projetos destinados a representar Portugal em competições europeias e internacionais de ciência.