Jovens mostram competências profissionais em Beja

No Instituto de Emprego e Formação Profissional de Beja arrancou hoje o Campeonato Nacional das Profissões – WorldSkills 2018.

A competição é dirigida a jovens entre os 17 e os 25 anos, que concluíram ou se encontram a frequentar um percurso de qualificação, em modalidades de educação e formação profissional.

A iniciativa pretende, segundo o Instituto de Emprego, “demonstrar o nível individual de competências, rigor e domínio de técnicas e de ferramentas para o exercício de cada profissão a concurso, através da realização de provas práticas de desempenho avaliadas segundo critérios exigentes e de acordo com prescrições técnicas estabelecidas internacionalmente por júris compostos de peritos altamente qualificados (formadores, profissionais, empresários)”.

Os 370 concorrentes de todo o país que competem em 39 profissões procuram em Beja um passaporte para os Campeonatos Europeu e Mundial das Profissões.

Para além dos jovens, a iniciativa traz a Beja 280 jurados, técnicos e formadores, uma centena de empresas, entre outras entidades patrocinadoras.

Arnaldo Frade, Delegado Regional do Alentejo do Instituto do Emprego e da Formação Profissional (IEFP), considera que este é um “momento de afirmação do Alentejo”. O mesmo responsável enaltece a importância da qualificação para empresários e activos tendo em vista a melhoria da competitividade das empresas e a realização profissional dos trabalhadores.

A Câmara Municipal de Beja “congratula o Instituto de Emprego e Formação Profissional” pela realização do Campeonato Nacional das Profissões na cidade.

Paulo Arsénio, presidente da autarquia, realça que “a iniciativa está a permitir a renovação de maquinaria e de instalações no Instituto de Emprego e Formação Profissional, tornando-o num dos mais apetrechados a nível nacional, o que é bom para a região no futuro”.

Na inauguração da iniciativa, o presidente do IEFP, António Valadas da Silva,  e o presidente da Câmara de Beja, Paulo Arsénio, inauguram um monumento evocativo do Campeonato.

O Campeonato termina na sexta-feira. A Rádio Pax está a acompanha a iniciativa.