Laboratório da EMAS “é garantia de qualidade”

O Laboratório da EMAS- Empresa Municipal de Água e Saneamento de Beja foi sujeito, este mês, a nova avaliação de acompanhamento pelo IPAC- Instituto Português de Acreditação.

Naquela avaliação foi “reconhecido o cumprimento dos requisitos regulamentares aplicáveis à sua área de atividade”.

Na nota de imprensa enviada às redações, a EMAS refere que “desde 2010 que o [seu] Laboratório está acreditado de acordo com o referencial normativo NP EN ISO/IEC 17025, e sendo a acreditação um processo dinâmico, anualmente o IPAC procede a avaliações de acompanhamento de forma a verificar a manutenção da competência das entidades”.

O processo de acreditação consiste “na avaliação e reconhecimento da competência técnica das entidades para efetuar atividades específicas de avaliação da conformidade, sendo o IPAC o organismo nacional de acreditação que reconhece tal conformidade”, explica a EMAS.

“Importa realçar que o Laboratório, através do controlo analítico sistemático da qualidade da água, capacita a EMAS para garantir que a água distribuída aos seus consumidores é segura e de qualidade (…)”, frisa.

A Empresa Municipal de Água e Saneamento de Beja realça ainda que “atualmente o Laboratório desenvolve o seu trabalho exclusivamente para fins internos, posicionando a EMAS como uma das poucas entidades gestoras em baixa do país com esta valência própria, o que lhe permite um controlo de qualidade e de capacitação de resposta em tempo real”.