Laboratório de Química da ACOS alarga capacidade com novas valências

O Laboratório de Química da ACOS- Associação de Agricultores do Sul aumentou a oferta de analises possíveis no azeite, através da aquisição de um novo equipamento.

Segundo a Associação de Agricultores do Sul “as novas análises efetuadas no Laboratório permitem avaliar a qualidade e a pureza do azeite de acordo com o regulamento comunitário que define as características das várias categorias de azeite (virgem extra, virgem, refinado, lampante)”.

Com estas novas valências é “possível determinar as características do azeite que vai sendo produzido e fazer análises que sejam obrigatórias para diferentes finalidades, como sejam concursos ou exportações”, explica Helena Monteiro, responsável do Laboratório.

O Laboratório recebe amostras de qualquer entidade ligada ao sector da olivicultura, sendo que os seus principais clientes são olivicultores e lagares quer de cooperativas quer privados. O número de lagares que trabalha com o laboratório da ACOS tem vindo a aumentar ano após ano (…)

A Associação está ainda a preparar, em articulação com o Instituto Politécnico de Beja, a criação de um painel de provadores de azeite para análise organolética.