Cumprimento os ouvintes e colaboradores da Rádio Pax,
Vou procurar não maçar os ouvintes com mais uma análise do resultado das eleições legislativas deste ano, esperando que esta crónica seja, ainda assim, pertinente para a necessária reflexão profunda do nosso distrito e do nosso concelho sobre aquele resultado.
Falo-vos, então, do preço dos combustíveis. Confrontado com os sucessivos aumentos do preço dos combustíveis, o Governo Socialista criou um mecanismo de suposto alívio destes aumentos, o Autovoucher, que implica uma inscrição online, excluindo, desde logo, muitos portugueses.
O Governo podia ter feito mais, recorrendo à forma mais imediata e universal para fazer baixar os preços dos combustíveis: baixando os impostos sobre os combustíveis.
Hoje, os portugueses pagam 60% de impostos em cada litro de gasolina. Ou seja, cada vez que um português abastece o seu carro com 10€ em gasolina, 6€ vão diretamente para o Estado. Se o nível de impostos sobre produtos petrolíferos fosse hoje reposto na base em que estava em 2016, isso representaria uma poupança imediata de cerca de 15 cêntimos por litro.
Em vez de baixar os impostos, o Governo Socialista opta por dispor do dinheiro dos portugueses, através da concessão do referido vale, uma devolução quase que por favor.
Seria de esperar que esta disposição do dinheiro dos portugueses fosse especialmente revoltante para os Baixo Alentejanos. Os últimos seis anos de Governo do Partido Socialista apoiado pelos partidos à sua esquerda representaram mais um capítulo na história do esquecimento progressivo da nossa região e nada indicia que os próximos quatro anos possam ser diferentes.
Com o Baixo Alentejo servido de uma rede de transportes públicos praticamente inexistente e, dentro do existente, em condições cada vez mais deficitárias e deterioradas, o carro é para muitos o único meio de transporte possível. Quando conduzi-lo se torna cada vez mais incomportável, o resultado é a perda de qualidade de vida e, mais uma vez, uma degradação progressiva da coesão territorial.
Despeço-me dos ouvintes e equipa da Rádio Pax, desejando a todos muita saúde e ânimo.
Leonor D’Argent
Assessora do IL na Assembleia da República