Cumprimento os ouvintes e colaboradores da Rádio Pax,
Aproximam-se as eleições legislativas e somos, mais uma vez, convidados a considerar quais são as nossas principais preocupações, que soluções consideramos necessárias e razoáveis, e quem melhor as pode representar na Assembleia da República.
Para todos os que vivem no distrito de Beja, as preocupações são muitas. Em todas as dimensões que dependem do poder político teremos, talvez, mais dificuldade em encontrar o que está bem do que o seu contrário; verdadeiramente, é assim por todo o país.
Um dos principais problemas que enfrentamos é a emigração, especialmente a emigração jovem. Embora a emigração não represente, em si, um problema, passa a representá-lo quando vem associada a um total desespero e falta de oportunidades em Portugal; ou seja, os jovens portugueses não emigram principalmente porque querem, mas sim porque sentem que não têm alternativa. Nos últimos anos, este tema, tão presente nas famílias portuguesas, tem estado praticamente ausente da comunicação social, o que talvez seja, simultaneamente, causa e consequência da ausência de soluções oferecidas pelo Governo Socialista e pelos ex-parceiros de Geringonça nesta matéria.
Todos os que vivem no distrito de Beja, e que reconhecem a necessidade urgente de criar oportunidades para os jovens se fixarem em Portugal, têm em quem votar nas eleições de 30 de janeiro. A candidata da Iniciativa Liberal pelo círculo de Beja, Ana Paula Pereira, tem dedicado toda a sua vida profissional aos jovens, tendo sido professora em diversas escolas e sendo atualmente Diretora Pedagógica da Escola Profissional de Odemira, conhecendo bem os desafios que os jovens enfrentam.
A Iniciativa Liberal tem como uma das suas bandeiras o aumento das oportunidades para os jovens, propondo, por um lado, aumentar o salário líquido dos portugueses, baixando drasticamente o IRS e evitando que os nossos jovens saiam e, por outro lado, baixar impostos às empresas e eliminar a burocracia que asfixia quem quer empreender. Pretende-se mesmo que Portugal se torne num desses países que aplicam medidas liberais “radicais”, como a Holanda e a Irlanda – dois países que tantos portugueses, incluindo muitos bejenses, escolhem para viver e trabalhar, porque conseguem ter a vida próspera e realizada que lhes estava vedada neste paraíso socialista que é Portugal.
Despeço-me dos ouvintes e equipa da Rádio Pax, desejando a todos muita saúde, ânimo e um feliz 2022.
Leonor D’Argent
Assessora Parlamentar do deputado da Iniciativa Liberal