“Mulheres de Beja” é o título do livro da autoria de Florbela Barão da Silva e M. Margarida Pereira-Müller, com ilustrações de Cristina Matos e com o apoio da Câmara Municipal de Beja.
A obra destaca trinta mulheres que se afirmaram nas suas áreas de atividade e de expressão, e assim, contribuíram para a construção da identidade do município.
O livro abrange um período com cerca de 700 anos que retratam as biografias de algumas mulheres ilustres, nomeadamente, Beatriz de Portugal, Elsa Valentim, Mariana Alcoforado, Maria Isabel Covas Lima, Carolina Almodôvar Fernandes, Benvinda Paulino, Catarina Eufémia, Maria de Lurdes Modesto, Tonicha, Linda de Suza, Maria João George e entre outras.
“Com esta pesquisa sobre o trabalho das mulheres de Beja queremos evidenciar mulheres que tiveram impacto no concelho, muitas delas anónimas, mas que com a sua força marcaram a região e deram-na a conhecer tanto em Portugal como além-fronteiras,” afirmam as autoras do livro.
O objetivo desta obra é consciencializar os mais jovens de que as mulheres “são parte integrante da sociedade, da história, que têm uma voz e um espaço público”, refere a mesma fonte.