Na reunião com a administração foi possível abordar o ponto de situação das obras do empreendimento e os efeitos do mesmo no plano regional.
Luís Ameixa congratula-se pelo término da empreitada, previsto para o final do ano, e diz que foi iniciativa do PS antecipar a conclusão de Alqueva para 2015, uma vez que o plano inicial previa o final dos trabalhos para 2025. O parlamentar diz que as “obras estão a correr bem e dentro dos prazos”.
“Dar consequência a este crescimento na área industrial e agro-industrial” é o objectivo traçado para a região pelo deputado para os próximos anos, de maneira a criar “mais riqueza que fique na região e mais emprego”. “A indústria pode ser o próximo passo”, considera Luís Ameixa.
Sobre o possível aumento da tarifa da água devido ao financiamento de Alqueva, Luís Ameixa diz que é uma questão da negociação entre o Governo e a Comissão Europeia, na qual a EDIA não teve qualquer conhecimento. A pergunta feita ao Ministério da Agricultura sobre esse assunto contínua sem resposta.