19°C
Overcast clouds

Manifesto alerta para “risco de colapso” no Hospital de Beja

Manifesto alerta para “risco de colapso” no Hospital de Beja

Vários directores de serviços do Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja, manifestam a sua preocupação pelo que dizem ser uma “situação de absoluta carência de médicos para fazer face às necessidades assistenciais da população pela qual a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) é responsável”.

Os profissionais alertam, num manifesto público, para o “risco eminente de colapso nas urgências de Pediatria e Obstetrícia e para as graves dificuldades que estão a passar a Anestesiologia, a Radiologia, a Cirurgia Geral e mesmo a Ortopedia”.

“A não abertura de concursos para recém especialistas em 2017 e as dificuldades acrescidas de atrair e manter novos clínicos nesta região são problemas que urge discutir e tentar resolver”, realçam os subscritores do manifesto.

Ana Matos Pires, directora do Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental da ULSBA, sublinha que os problemas agravaram-se com a dificuldade em elaborar escalas de serviço no mês de Dezembro.

As chefias intermédias da Unidade Local de Saúde consideram que “sem uma discussão alargada e sem sugestões realistas e concretas os problemas não serão ultrapassados”.

Os profissionais que subscrevem o manifesto asseguram que estão disponíveis para, “em conjunto com o Conselho de Administração da ULSBA, a ARS Alentejo, o Ministério da Saúde e as Autarquias Locais” avançarem com um fórum alargado de discussão.

Face ao manifesto público subscrito por doze Diretores de Serviço do Hospital José Joaquim Fernandes, o Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo expressa, em nota enviada à Rádio Pax, que “reconhece as dificuldades existentes em várias especialidades médicas, e os constrangimentos em atrair e fixar novos profissionais médicos na região”.

A Administração adianta que “ tudo faz, e continuará a fazer, para encontrar soluções concretas para os problemas já conhecidos”.

Os administradores asseguram que estão “sempre disponíveis para, todos juntos, discutirmos problemas, definirmos estratégias e encontrarmos as melhores soluções”.

O presidente do Conselho Regional do Sul da Ordem dos Médicos, Alexandre Valentim Lourenço, defendeu ontem, em Beja, uma “especial atenção” da tutela para a contratação destes profissionais para regiões do interior como Beja.

PUB

PUB

PUB

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Farmácia de serviço hoje na cidade de Beja

Publicidade

Mais Lidas

1
Ourique
Incêndio fatal em Ourique: homem perde a vida aos 62 Anos
2
Ressonância
Hospital de Beja: A espera terminou, Ressonância Magnética chegou
Devemos acarinhar os eleitores do Chega? Não! Não podemos
4
Bombeiros
Polémica nos Bombeiros de Beja: Lista rejeitada responde a comunicado da direção 
5
Odemira
Alunas de Odemira brilham em competição de ciência em Itália
6
25 de Abril
50 anos de Abril: Catarina Eufémia, um símbolo da luta antifascista
Alegada homicida de casal de idosos alemães em Beja nega autoria do crime (act.)
8
ciclismo
Volta ao Alentejo em Bicicleta está na estrada

Recomendado para si

Ceia da Silva
28/03/2024
Presidente da CCDR Alentejo na abertura dos Sabores do Borrego
roubos em Beja
28/03/2024
Semana com ameaças, agressões e roubos em Beja
Ourique
27/03/2024
Incêndio fatal em Ourique: homem perde a vida aos 62 Anos
27/03/2024
Estrada entre Cuba e Faro do Alentejo em obras
27/03/2024
Concurso público para requalificação dos balneários da piscina coberta de Beja
27/03/2024
Alvito tem nova casa mortuária
Águia-imperial
27/03/2024
Águia-imperial-ibérica é hoje libertada em Mértola
Câmara de Beja
27/03/2024
Câmara de Beja adquire novo autocarro de 159 mil euros