Mário Balsemão é o cabeça-de-lista do RIR (Reagir, Incluir e Reciclar) pelo círculo eleitoral de Beja, nas Legislativas do próximo dia 30.
O candidato tem 52 anos e é empregado de no setor da hotelaria.
Mário Balsemão explica, em comunicado, que aceitou “o convite para encabeçar a lista do Partido RIR no distrito de Beja, na qualidade de independente, como um ato de cidadania”.
Acrescenta que “o distrito [de Beja] necessita de ideias novas e de representantes humildes”, considerando que “humildade é o que representa o RIR”, assim como, “responsabilidade e competência”.
Mário Balsemão entende que “não podemos continuar de braços cruzados” e “não podemos aceitar que o maior distrito do país seja representado por, apenas, três deputados”.
O candidato diz, ainda, que “ao longo dos anos”, os “deputados eleitos pelo distrito pouco ou nada têm feito para inverter esse declínio, não tendo apresentado propostas políticas para inverter a situação”.
Nesse sentido, o cabeça-de-lista do RIR afirma que “é necessária a implementação de verdadeiras políticas de incentivo à natalidade e fixação dos jovens no distrito, apostando na agricultura”.
“Dar continuidade à descentralização nas diversas áreas, implementando uma verdadeira regionalização que aproxime o poder dos cidadãos e possibilite maior ligeireza nas decisões políticas necessárias ao distrito” é também uma ideia proposta pelo candidato.
Além disso, Mário Balsemão pretende, caso venha a ser eleito, “apostar no novo Aeroporto de Beja como forma de alavancar a economia distrital e regional, motor de atração de investimento e instalação de grandes grupos empresariais”.