Medida Emprego Interior MAIS recebeu 207 candidaturas até ao final de dezembro

A medida Emprego Interior MAIS, que atribui um apoio até 4 827 euros a trabalhadores que querem mudar-se para o interior, recebeu até ao final de dezembro 207 candidaturas, que correspondem a 740 pessoas.

Em comunicado, o Ministério da Coesão Territorial e o Ministério do Trabalho adiantam que as 740 pessoas incluem, além dos candidatos, os elementos do agregado familiar.

“Foram já aprovadas 77 candidaturas, o que significa que 222 pessoas já se mudaram para territórios do interior e beneficiaram deste apoio do Estado. O montante de apoios aprovado ascende a 230 mil euros”, referem os ministérios na nota.

De acordo com os dados do Governo, quase metade dos candidatos com processos aprovados são jovens até aos 34 anos (45% do total) e quase dois terços (64%) têm habilitações de nível superior.

A maioria das candidaturas aprovadas (50) são relativas a processos de trabalho por conta de outrem, outras 22 são relativas à criação do próprio emprego e cinco são de pessoas que criaram empresas.

A distribuição das candidaturas aprovadas quanto à região de destino dos trabalhadores e respetivos agregados familiares é de 15 no Norte, 52 no Centro, 10 no Alentejo e uma no Algarve.

Esta medida é operacionalizada pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) e estão abrangidos os trabalhadores desempregados ou empregados à procura de novo emprego que se mudem para territórios do interior.

Os apoios concedidos no âmbito da medida + CO3SO Emprego Interior são pagos à empresa durante 36 meses e podem atingir o valor de 1.900 euros por mês.

Rádio Pax/ Lusa