Em fase de preparação encontra-se o dossiê de candidatura à UNESCO de Mértola a Património da Humanidade. Jorge Rosa diz que o processo está praticamente concluído e que por esta altura prepara-se o seu registo. O presidente da Câmara Municipal de Mértola espera que a avaliação seja feita em 2017.
A candidatura a Património da UNESCO conta com várias propostas de participação, como é o caso da Comunidade Islâmica Espanhola, o que, no entender do autarca, contribui para uma candidatura mais encorpada e abrangente.
A Câmara Municipal apresentou ainda uma candidatura a Marca do Património Europeu, a convite da Direcção Regional de Cultura do Alentejo. A nível nacional, foram seleccionadas apenas duas das propostas apresentadas. O processo encontra-se nesta altura em apreciação pela Comunidade Europeia. Ainda a aguardar a revelação do vencedor, a autarquia considera que “independentemente do resultado, trata-se do reconhecimento pelo trabalho realizado em termos do património cultural, histórico e arqueológico e pelo esforço da autarquia, em cooperação estreita com outras entidades, nomeadamente o Campo Arqueológico de Mértola”.