Ministro da Defesa apresenta em Beja novos helis da Força Aérea

A Base Aérea N.º 11 (BA11), em Beja, recebeu esta segunda-feira os dois novos helicópteros da Força Aérea Portuguesa. Os Koala AW119 vêm substituir os Alouette III, máquinas que serviram o país ao longo de mais de cinquenta anos, estão preparados para o combate a incêndios, mas não incluem o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais deste ano.
Estes são os primeiros dois helicópteros, de um conjunto de 5, que irão chegar até ao início do próximo ano.
“Com esta aquisição, o Sistema de Forças Nacional (SFN) fica com capacidades mais recentes, garantindo melhor operabilidade e segurança”, referiu o Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, que presidiu à cerimónia.
O governante adiantou ainda que a aquisição destas novas máquinas significa “um passo importante na renovação de capacidade para a Força Aérea (FA) continuar a cumprir as suas missões. Seja na busca e salvamento costeiro, no transporte, na imprescindível instrução e formação de pilotos de helicópteros ou ainda no apoio à Protecção Civil (…) nomeadamente no apoio ao Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais”.
Os Koala irão, “num futuro próximo”, para a Base de Sintra. Já os aviões de treino básico Epsilon vão deixar Sintra e regressar novamente a Beja.
João Gomes Cravinho homenageou ainda o Chefe de Estado Maior da Força Aérea, general Manuel Teixeira Rolo.