Misericórdia de Beja apela a entendimento em torno da Estratégia Local de Habitação

A Santa Casa da Misericórdia de Beja (SCMB) tomou conhecimento do adiamento da aprovação da Estratégia Local de Habitação (ELH) do concelho de Beja, na última reunião da Câmara.

Em comunicado enviado à Rádio Pax, a Santa Casa frisa que sabe das razões pelas quais só agora o executivo socialista da Câmara de Beja teve condições para colocar à discussão a Estratégia; compreende a opção da CDU em solicitar o adiamento da votação do documento e não faz juízos de valor a qualquer das partes.

Todavia refere que “esta será talvez a última oportunidade, nas próximas décadas, de investimento em habitação social, de que tanto o Concelho necessita”. 

A SCMB participa autonomamente neste processo, com a recuperação de 27 habitações antigas e 40 novas habitações (24 T1 e 16 T2 ), com projetos próprios e financiamentos autónomos.

A mesma fonte lembra que a Câmara e a Misericórdia, ainda que com objectivos autónomos, estão dependentes da aprovação da Estratégia Local de Habitação.

Para a Santa Casa da Misericórdia de Beja, “esta é uma grande oportunidade para o Concelho. São quase 30 milhões (5 + 25) de euros, com um fortíssimo apoio a fundo perdido para habitação social. A verba é nacional e limitada, e a não aprovação da ELH fará com que, provavelmente ninguém em Beja possa construir nas próximas décadas habitação social”.

A Santa Casa da Misericórdia de Beja assegura que compreende “a sensibilidade política do momento para aprovar um documento destes”, mas apela “ao entendimento supra-partidário, de modo a aprovar o documento em tempo útil”.

Se tal não acontecer a Santa Casa não tem dúvidas que o concelho de Beja perde uma “grande oportunidade” de solucionar os problemas habitacionais.