As lojas Continente do distrito de Beja doaram, até setembro deste ano, cerca de 91 mil euros em excedentes alimentares a doze instituições do distrito de Beja.
O apoio da Missão Continente abrange nove Instituições de Solidariedade Social e três associações de apoio a animais, revela a nota de imprensa enviada à Rádio Pax.
De acordo com a mesma fonte, “o combate ao desperdício alimentar é um dos pilares de atuação da Missão Continente que, desta forma, garante o reaproveitamento de produtos não vendidos e os encaminha para quem deles possa beneficiar”.
Os artigos doados são considerados excedentes quando perdem o seu caráter comercial, por questões estéticas, por exemplo, mas preservam todas as condições de segurança e higiene alimentar, estando em perfeitas condições de consumo.
Estes incluem produtos frescos como fruta, mercearia e artigos de padaria, entre outros, e são formas de evitar o desperdício de alimentos numa lógica de economia circular.
Em 2020, a Missão Continente distribuiu um total de 13,8 milhões de euros em excedentes alimentares a 1.170 instituições espalhadas pelo país.