Mostra de Cinema de Serpa arranca hoje

Tem início, hoje, em Serpa, a Mostra de Cinema de Serpa “À Margem”, com um Ciclo dedicado ao Cinema Curdo.

Trata-se de uma iniciativa organizada pela Associação Cultural Sulcena, com apoio da Câmara Municipal de Serpa.

De acordo com a autarquia de Serpa, a escolha de “um ciclo dedicado ao cinema curdo” justifica-se “por este abranger uma série de temáticas que, do ponto de vista humano, se consideram cada vez mais relevantes e necessárias”.

Entre elas, destaque para “a imigração e a diáspora do povo curdo, a sua subjugação ao longo de vários períodos da história e a tentativa de desaparecimento de uma cultura e de uma língua”.

Além disso, a Câmara de Serpa realça que, “neste momento, não existe, em Portugal, dentro do circuito do cinema de autor, nenhum ciclo dedicado ao cinema do Curdistão” e, nesse sentido, a organização considerou “pertinente que a Mostra de Cinema arrancasse com esta temática”.

Assim, todas as quintas-feiras do mês de abril (dias 7, 14, 21 e 28), está em destaque um filme de autor, com exibição no Musibéria.

O programa do Ciclo de Cinema Curdo é composto por quatro filmes e respetivas sessões de debate, que contam com a presença (física ou virtual) dos realizadores.

De destacar que os quatro filmes são obras de cinema de autor, de alguma forma, premiadas e que um deles terá, no âmbito deste ciclo, estreia absoluta em Portugal.

Cada sessão tem um custo de dois euros e início às 21.00 horas, seguindo-se a sessão de discussão.