“Uma abordagem integrativa para uma viticultura e olivicultura sustentável” é o tema do 2º workshop do projeto NOVATERRA que se realiza hoje e amanhã, em Moura.
O evento é organizado pela Associação dos Produtores em Proteção Integrada de Trás-os-Montes e Alto Douro (APPITAD), o Instituto Politécnico de Bragança (IPB) e a SOGRAPE Vinhos.
O evento com entradas gratuitas decorre no Cineteatro Caridade em Moura e centra atenções na apresentação de um workshop onde serão divulgados os resultados do projeto NOVATERRA.
Francisco Ataíde Pavão, presidente da Associação dos Produtores em Proteção Integrada de Trás-os-Montes e Alto Douro, explica à Rádio Pax a escolha da cidade de Moura para a realização do evento.
O responsável esclarece que este primeiro dia é dedicado à apresentação dos resultados do projeto e à abordagem de temas pertinentes às fileiras do olival e da vinha.
Amanhã de manhã, a iniciativa fica marcada por visitas de campo à Herdade do Monte da Ribeira e à Herdade do Peso, no concelho de Vidigueira.
De acordo com a associação, “o projeto NOVATERRA tem como objetivo principal garantir, de forma sustentável, a segurança alimentar e promover o acesso a alimentos saudáveis para a população em crescimento”.
“Centrando-se nos olivais e nas vinhas do Mediterrâneo, através de uma série de estudos de caso, o projeto visa explorar a possibilidade de manter os rendimentos e a qualidade dos produtos agroalimentares na Europa e noutras regiões, eliminando ou reduzindo significativamente a utilização de produtos fitofarmacêuticos controversos”, revela a mesma fonte.