Na sequência de um surto de Covid-19, na comunidade escolar da cidade de Moura, foi realizada uma reunião de emergência, esta quinta-feira.
Recorde-se que o surto de Covid-19 surgiu na escola do Sete e Meio, que após testagem, registou 7 casos positivos e 5 inconclusivos.
Entretanto, também, o Centro Infantil Nossa Senhora do Carmo, em Moura, encerrou três salas da instituição, depois de vários alunos terem estado em contacto direto com pessoas infectadas.
Na reunião estiveram presentes as várias entidades com responsabilidades no concelho nesta matéria, designadamente, a Câmara Municipal de Moura, através do seu presidente, a Unidade de Saúde Pública, através do seu Coordenador, a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, através da Presidente do Conselho de Administração, o Centro de Saúde de Moura, através do seu Diretor, o Serviço Municipal de Proteção Civil, através do seu Coordenador, e o Agrupamento de Escolas de Moura, através do seu Diretor.
A reunião, realizada por plataforma digital, serviu para definir a estratégia a adotar para conter a propagação da doença Covid-19 na cidade. Entre as medidas definidas, a autarquia destaca a realização de um rastreio preventivo, que será realizado nos próximos dias, com o intuito de apurar a real dimensão deste surto.
A Autoridade de Saúde Pública irá, nas próximas horas, realizar os respetivos contactos telefónicos para agendamento de uma testagem massiva a contactos diretos e indiretos.
O Serviço Municipal de Proteção Civil de Moura recomenda a toda a população que cumpra de forma rigorosa as orientações emanadas pela Direção Geral da Saúde, nomeadamente a higienização frequente das mãos, utilização de máscara e o cumprimento do distanciamento social.