Moura e Serpa com medidas de desconfinamento

Com a entrada em vigor do Estado de Calamidade e a reabertura de alguns serviços públicos, as Câmaras do distrito de Beja começam agora a adotar medidas de desconfinamento.

O Município de Moura “encontra-se a preparar a reabertura dos seus serviços a partir do dia 1 de junho, cumprindo todas as medidas de segurança que a atual situação impõe”.

  Para tal, o Plano de Contingência – COVID-19 encontra-se em atualização, por forma a conter um conjunto de medidas rigorosas com vista à salvaguarda da saúde de todos os funcionários do Município, bem como de todos os Munícipes que necessitem de se deslocar aos serviços da autarquia.

 Uma das medidas que avançará já este mês, trata-se da testagem preventiva dos trabalhadores da Câmara Municipal de Moura afetos aos serviços essenciais, que têm estado sujeitos a uma maior exposição ao novo Coronavírus.

Em Serpa, a Câmara já tem em vigor algumas medidas de desconfinamento.

A Biblioteca Municipal Abade Correia da Serra só irá reabrir ao público no próximo dia 12 de Maio, depois de implementados mecanismos de segurança e de definidos critérios de admissão.

Os serviços de atendimento vão manter a regra dos atendimentos presenciais somente mediante marcação prévia, que só se realizarão caso o munícipe utilize uma máscara ou viseira de proteção. Além destas medidas, vão ser instalados separadores acrílicos, como barreira de proteção, entre trabalhadores e público.

O Castelo de Serpa, o Museu Municipal de Arqueologia e a Galeria Municipal de Arte Contemporânea irão reabrir ao público, depois de estarem garantidas todas as condições de segurança, no próximo dia 18 de Maio.

Para já, os serviços do Município vão abrir gradualmente, sendo que se mantém a jornada continua para todos os trabalhadores durante este mês.

O Município de Serpa já adquiriu viseiras para todos os trabalhadores, bem como máscaras e álcool gel suficientes para que estejam reunidas as condições de segurança para que se regresse ao trabalho presencial nos espaços e edifícios municipais.