O Plano Educativo para o Sucesso e Inovação, em Moura, concluiu, recentemente, a sua intervenção, junto da comunidade, em geral, e da comunidade educativa, em particular.
As estratégias implementadas visaram melhorar o sucesso educativo no concelho, intervindo nos vários fatores que determinam o acesso às aprendizagens, através de um conjunto de ações inovadoras e não confinadas ao espaço escola.
Como resultado da intervenção do projeto, foram vários os produtos que foram concebidos e/ou adquiridos e que ficarão como recursos educativos para a comunidade educativa poder usufruir, tal como explica Lurdes Balola, vereadora da Câmara de Moura.
Entre os recursos educativos que foram concebidos destaque para as duas Salas de Aula do Futuro-Laboratórios de Aprendizagens, sediadas na EBI de Amareleja e na Escola Secundária de Moura e respetivos dossiês de metodologias.
O livro “Pequenas Histórias, Grande Imaginação”; o Guia de Tutoria Comunitária; o Caderno de Medição Escolar; a agenda “Moura, Cidade Educadora; Roteiros e Observatórios Temáticos, os quais permitem explorar a fauna, flora e locais históricos do concelho; jogos didáticos sobre várias temáticas; Kits Musicais; folhetos informativos e vídeos promocionais; calendários de alimentação saudável; crachá de identificação da Rede de Entidades Solidárias; Álbum de Experiências (compilação de registos fotográficos de atividades) são, igualmente, salientados pela autarquia.
Todos estes produtos foram agregados em “Maletas Pedagógicas” que foram entregues aos Agrupamentos de Escolas de Moura e de Amareleja e à Escola Profissional de Moura e que poderão ser consultadas e utilizadas sempre que necessário.