Moura promove património

Arrancou hoje a XVII Semana do Património Histórico de Moura. A iniciativa da Câmara Municipal de Moura pretende “promover e dinamizar os diferentes núcleos museológicos e divulgar o património local, através da realização de actividades variadas, direccionadas para a comunidade escolar e para o público em geral”.

Do programa há a destacar a exibição do filme “Raiva” de Sérgio Tréfaut, no Cine-teatro Caridade, hoje, pelas 21:30. Dia 18 de maio, pelas 16 horas é inaugurada a exposição “Moura Arqueológica – Tesouros por Descobrir”, no Edifício do Antigo Matadouro Municipal de Moura. A partir das 21h30 realiza-se a Noite dos Museus. A Palestra “Arqueoversas”, com o arqueólogo Rui Monge, tem lugar no domingo, 19 de maio, pelas 15 horas, no edifício do antigo Matadouro Municipal de Moura.

No dia 25 de maio decorrem dois workshops, ministrados pelo arqueólogo Pedro Cura, no edifício do antigo Matadouro Municipal, designadamente, “Tecelagem Pré-Histórica”, pelas 10 horas, e “Adornos Pré-Históricos”, às 14h30. Também no dia 25, pelas 21h30, o Largo da Mouraria recebe um espectáculo de música a cargo dos “Sephardica”. Domingo, 26 de maio, às 10:30, tem lugar a oficina “Ninananas”, canções de embalar de todo o mundo, dirigida a grávidas, mães e bebés até aos oito meses, no Museu Alberto Gordillo.

Ao longo da Semana do Património Histórico serão promovidas várias iniciativas direccionadas para a comunidade escolar.