Multinacional interessada na produção de bambu no Alentejo

A multinacional quer instalar uma unidade de transformação e produzir 1 milhão de toneladas/ano em matéria-prima destinada à exportação.

A BGF Europe pretende estabelecer contratos com os agricultores interessados em produzir bambu, fornecendo gratuitamente as sementes, o adubo para cultivo, o know-how e no primeiro ano um apoio ao investimento.

O primeiro contacto com as entidades locais foi promovido pelo deputado Mário Simões. O parlamentar considera que tanto a ACOS – Agricultores do Sul  como a EDIA- Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas de Alqueva “terão um papel fundamental no desenvolvimento deste projecto pelo conhecimento que têm da região e dos agricultores”.

Mário Simões, afirma que este foi o primeiro de vários contactos que terão lugar já nas próximas semanas, no sentido de apresentar aos agricultores da região o projecto que já está a ser desenvolvimento em Mérida (Espanha), Costa Rica e Argentina.

Hoje Mário Simões promove uma reunião entre uma empresa ligada à construção de componentes aeronáuticos em fibra de carbono e o município de Cuba onde será abordado o interesse na utilização do Parque Empresarial.