Município de Aljustrel recupera locomotiva ligada à atividade mineira

O município de Aljustrel vai proceder ao restauro de uma das antigas locomotivas. Na passada segunda-feira, dia 2, arrancou com a operação de reabilitação, nomeadamente, com a retirada do local em que se encontrava exposta.

A antiga locomotiva, que faz parte de um conjunto que está na posse da autarquia, foi instalada, há vários anos, perto do antigo escritório da mina.

Este material circulante será restaurado nas instalações da câmara municipal e por trabalhadores do município.

Nelson Brito, presidente da autarquia de Aljustrel, explica que esta “é uma intervenção que há muito estava prevista”. É uma empreitada que surge no âmbito da recuperação de equipamentos provenientes da ferrovia ligados à atividade mineira”.

Além disso, os trabalhos de reabilitação integram, também, a estratégia do projeto “Trilhos da Memória”, que tem financiamento assegurado, através do Turismo de Portugal, no âmbito do programa Valorizar, afirma o autarca.

O município tem, também, em curso, o processo de implementação do Centro Interpretativo Ferroviário Mineiro.

Nelson Brito refere que o objetivo da autarquia é contribuir para a valorização do património, ajudando à preservação da memória e ao reforço da identidade, mas também tendo em vista a potenciação do turismo e o desenvolvimento do concelho de Aljustrel.