Municípios celebram Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

“Património e Paisagem Rural” é o mote para as iniciativas previstas para, esta quinta- feira, no âmbito do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.

O objectivo é “promover o entendimento das zonas rurais enquanto paisagem, e da paisagem enquanto património, estimulando a percepção de territórios em permanente mutação, que acumulam os saberes e as práticas decorrentes de uma vivência continuada, em constante adaptação aos imperativos ambientais, culturais, sociais, políticos e económicos”, anuncia o Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (ICOMOS) e a Direcção-Geral do Património Cultural.

Beja comemora a data no Moinho Grande. Localizado nos arredores da cidade (…) “é símbolo de património ímpar, onde o vento dava lugar à farinha e daí ao mais transversal dos alimentos humanos, o pão”, refere a câmara de Beja.

Esta tarde, no Moinho Grande está prevista uma visita guiada e uma sessão de contos promovida pela Biblioteca Municipal de Beja.

Em Moura, o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios vai à escola.

Os técnicos municipais vão às escolas para desenvolveram a actividade programada: “O Sítio vai à Escola”.

Entre 23 de Abril e 3 de maio, a comunidade escolar poderá conhecer a Arqueologia e o trabalho arqueológico. Será recriada uma escavação para que os participantes tomem contacto com os métodos e técnicas do trabalho de campo: escavar; fotografar; desenhar; e também com o trabalho de gabinete, que tem o espólio arqueológico como protagonista; lavar; marcar; catalogar.

A actividade decorrerá na Escola Básica com 2.º e 3.º ciclos de Moura, mas também participarão alunos da Escola Secundária de Moura.

Alvito tem previsto para, esta quinta- feira, uma caminhada e interpretação da paisagem. Naquela localidade as comemorações do Dia Internacional de Monumentos e Sítios estende-se até dia 20 de Abril.