Durante esta semana, seis municípios alentejanos e um algarvio estão a promover a “Semana Intermunicipal da Atividade Física Em Casa”. As aulas são online e pretendem incentivar à prática desportiva, em tempo de pandemia.
O evento junta as câmaras de Aljustrel, Almodôvar, Castro Verde, Ferreira do Alentejo e Ourique, todas do distrito de Beja, e Santiago do Cacém, no distrito de Setúbal, assim como o Município algarvio de Alcoutim, no distrito de Faro.
Em comunicados enviados às redações, diversas das autarquias realçam tratar-se de “uma iniciativa inédita” que junta “sete municípios numa atividade conjunta para toda a população”.
“O objetivo é levar a atividade física até à casa das pessoas em tempos de covid-19 e de confinamento e, ao mesmo tempo, contribuir para a adoção de hábitos de vida mais saudáveis e para a importância da prática do exercício físico na saúde”, explicou a Câmara de Aljustrel.
O município de Ourique acrescentou que o evento “é também um serviço público”, proporcionado pelas câmaras municipais aderentes, que pretende chegar ao máximo número de pessoas e de várias faixas etárias, “envolvendo as famílias, num momento de partilha e ajudando também a quebrar o isolamento”.
“Em virtude da pandemia” e de “várias infraestruturas desportivas [estarem] fechadas”, sendo necessária “uma readaptação de hábitos”, os promotores consideram que este era “o momento de se unirem”, pode também ler-se no comunicado da Câmara de Castro Verde.
A Semana Intermunicipal da Atividade Física “Em Casa” apresenta às populações abrangidas um programa semanal ‘online’, com aulas diárias, em três horários diferentes: entre as 10 horas e as 10h30, as 18h30 e as 19 horas e as 19h30 e as 20 horas.
Treino funcional, mobilidade e alongamentos, treino cardiovascular, resistência muscular localizada ou treino intervalado de alta intensidade são algumas das modalidades das aulas, ministradas através da plataforma Zoom.
Rádio Pax/ Lusa