A Câmara Municipal de Castro Verde decidiu que a “nova” Rua Morais Sarmento não vai ter trânsito nem espaços de estacionamento.
Depois de um longo processo de análise e consulta dos cidadãos e dos comerciantes, a autarquia decidiu que na rua agora requalificada, apenas será permitida a circulação de veículos em marcha de urgência (ambulâncias, bombeiros) ou temporariamente para cargas e descargas (moradores e comércio).
Com esta decisão, já aprovada na Câmara Municipal, pretende-se “oferecer” a rua às pessoas e torná-la um espaço moderno e aberto, que permita “andar a pé”, promovendo o encontro social, a valorização dos espaços comerciais e a possibilidade de termos um “centro” mais sustentável e aprazível.
Esta “nova” rua, que é uma das principais vias da vila de Castro Verde, apenas permitirá o atravessamento transversal na Rua Cândido Alves Barjas e Rua da Batalha e, no caso da Rua Sanches de Miranda (frente aos CTT), permitirá o acesso à Praça da República.
A autarquia castrense recorda que a obra de requalificação da Rua Morais Sarmento representa um investimento municipal superior a 315 mil euros e, além de promover a regeneração urbana, contemplou ainda a reabilitação total da Rede de Águas, superando, desta forma, um problema antigo para os moradores.