O Observatório do Baixo Alentejo (OBA) reuniu, em Badajoz, com o Diretor Geral do Corredor do Sudoeste Ibérico, António Salas.
O objetivo foi “iniciar uma parceria de cooperação e de consolidação de ideias e projetos comuns que visem a valorização do território do Sudoeste Ibérico”, refere o OBA.
Aquela entidade associativa, atualmente em fase de constituição, explica que “aquela reunião [a primeira] permitiu a ambas as partes conhecer os projetos de cada uma e identificar pontos comuns e complementares que, no fundo, se traduzirão em parcerias transfronteiriças entre a região de Extremadura e a do Baixo Alentejo”.
Jorge Bernabé, porta-voz daquela entidade associativa, afirma que “o Corredor do Sudoeste Ibérico tem defendido sempre o corredor Lisboa-Badajoz-Sines”.
“Nós agora estamos a acrescentar a esse corredor, o corredor Sines- Beja- Sevilha. Os dois corredores entre eles reforçam no território as enormes potencialidades que o território tem também a sul do Sudoeste Ibérico”, acrescenta.
“Conseguimos, nessa conversa, sensibilizar os nossos parceiros para que entendessem a necessidade de se também começar a defender este eixo (Sines- Beja- Sevilha) que tira proveito não só do porto de Sines, como também do aeroporto de Beja, do Alqueva e de um conjunto de outros investimentos que são necessários fazer na região”, conclui Jorge Barnabé.