Odemira apresenta propostas vencedoras do Orçamento Participativo

O Cineteatro Camacho Costa, em Odemira, recebe esta segunda-feira, a cerimónia de apresentação das propostas vencedoras do Orçamento Participativo, este ano, dedicado ao tema “Ambiente e Alterações Climáticas”.

 A cerimónia é realizada de acordo com as regras de segurança definidas pela Direção Geral da Saúde.

A 10ª edição do Orçamento Participativo (OP) do Município de Odemira fica marcada pelas novidades introduzidas no processo: além de decorrer pela primeira vez apenas em formato digital, foi dedicado exclusivamente ao tema “Ambiente e Alterações Climáticas”, para potenciar a consciência cívica para a sustentabilidade, preservação e conservação do meio ambiente.

Foram elegíveis projetos nas áreas da eficiência energética e hídrica, otimização e recolha de resíduos, energias alternativas e remoção de espécies invasoras, entre outras.

 Durante o mês de novembro a população votou em 42 propostas, sendo 13 referentes ao OP Municipal e 29 propostas dos OP das Freguesias.

As propostas mais votadas, até ao montante global de 300 mil euros, serão implementadas pelo Município de Odemira. Deste valor global, 150 mil euros são destinados a projetos promovidos nas freguesias do interior do concelho ou com menos de 1 500 habitantes e os restantes 150 mil euros para projetos promovidos nas freguesias do litoral do concelho ou com mais de 1 500 habitantes.

 Dinamizado de forma ininterrupta desde 2011, o Orçamento Participativo integra a estratégia “Odemira Participa” do Município de Odemira que tem por objetivo potenciar o exercício da cidadania participada, ativa e responsável, com vista à melhoria da qualidade de vida no concelho. Numa lógica “Odemira Concelho 100% OP” decorrem em simultâneo os processos de OP das Freguesias, para os quais o Município atribui o valor de 10 mil euros para cada uma das 13 Freguesias.