12°C
Scattered clouds

Odemira arrancou com 4 mil testes nas empresas hortofrutícolas

Odemira arrancou com 4 mil testes nas empresas hortofrutícolas

Cerca de quatro mil testes à Covid-19 estão a ser realizados, esta semana, em empresas hortofrutícolas do concelho de Odemira para identificar possíveis infeções em trabalhadores, sobretudo migrantes, revelou a Administração Regional de Saúde (ARS).

O presidente da ARS do Alentejo, José Robalo, indicou que têm surgido casos de Covid-19 em Odemira e que “muitos deles estão ligados a migrantes” que trabalham no setor hortofrutícola no concelho, pelo que vai ser feita “uma testagem” em massa.

A realização dos testes arrancou na segunda-feira, dia 5, e decorre nas empresas através de uma unidade móvel, disse, esperando que “um posto de testagem” fixo, também, possa vir a entrar em funcionamento na vila de Odemira.

“Há uma grande rotação de trabalhadores” nesta altura do ano, por causa das colheitas, “e vai haver necessidade, não só para a população local, mas também para trabalhadores que cheguem de novo, de se proceder à testagem para se conseguir fazer o isolamento numa fase precoce”, notou.

As autoridades decidiram fazer uma testagem a trabalhadores das empresas deste setor agrícola, que empregam muitos migrantes, para “perceber qual é a situação em termos de infeção” pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que provoca a doença covid-19, referiu o responsável.

Ao longo da semana, vão ser efetuados “à volta de quatro mil testes” nestas empresas hortofrutícolas, “de forma a perceber se, no domicílio” de cada trabalhador, “existem outras pessoas” com o coronavírus, destacou.

A realização dos testes, sublinhou, visa “perceber, em termos epidemiológicos, qual é a base de infeção junto da população migrante” e, mais tarde, também da “população residente” no concelho.

“Esta semana, são quatro mil testes”, mas a operação vai “prosseguir em função daquilo que for a leitura feita pela Saúde Pública”, notou.

Segundo o boletim epidemiológico de hoje da Direção-Geral de Saúde, Odemira integra o grupo dos 26 concelhos do país que estão acima do limiar de risco de incidência da covid-19, registando um acumulado, nos últimos 14 dias, de mais de 316 casos por cada 100 mil habitantes.

O presidente da ARS do Alentejo realçou que a taxa de incidência do concelho de Odemira “é uma coisa que chama atenção”, mas vincou que esta testagem também está relacionada com a identificação de casos de covid-19 entre os migrantes.

A operação de testagem conta com a colaboração e apoio das empresas, das associações do setor agrícola, da Proteção Civil Municipal, das associações de apoio aos migrantes e do Alto Comissariado para as migrações.

Rádio Pax/ Lusa

PUB

PUB

PUB

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Farmácia de serviço hoje na cidade de Beja

Publicidade

Mais Lidas

1
Ourique
Incêndio fatal em Ourique: homem perde a vida aos 62 Anos
2
Ressonância
Hospital de Beja: A espera terminou, Ressonância Magnética chegou
3
Bombeiros
Polémica nos Bombeiros de Beja: Lista rejeitada responde a comunicado da direção 
Devemos acarinhar os eleitores do Chega? Não! Não podemos
5
Odemira
Alunas de Odemira brilham em competição de ciência em Itália
6
roubos em Beja
Semana com ameaças, agressões e roubos em Beja
7
25 de Abril
50 anos de Abril: Catarina Eufémia, um símbolo da luta antifascista
8
agricultores
Agricultores que cortaram estrada em Serpa identificados pelas autoridades

Recomendado para si

Bombeiros
18/09/2024
Forcados de Beja lançam campanha solidária para ajudar os Bombeiros
18/09/2024
Município de Serpa investe 169 mil euros em projeto sobre vulnerabilidade social
18/09/2024
Bombeiros de Beja procuram novos voluntários
Aljustrel
18/09/2024
Parque Mineiro de Aljustrel integra Roteiro de Minas
Mértola
18/09/2024
Mértola atribui Bolsas de Estudo a alunos do Ensino Superior
18/09/2024
Município de Cuba celebra Mês Sénior
Sénior
18/09/2024
Associação Sénior Castrense continua a enviar roupa e bonecas para países africanos
17/09/2024
Moura garante transporte para rendição de bombeiros do distrito a combaterem incêndio em Aveiro