Odemira contesta relatório sobre Infraestruturas de Elevado Valor Acrescentado

A Câmara Municipal de Odemira aprovou um Parecer no âmbito da Discussão Pública do Relatório do Grupo de Trabalho das Infraestruturas de Elevado Valor Acrescentado (IEVA).
Odemira contesta relatório sobre Infraestruturas de Elevado Valor Acrescentado

O município “rejeita veementemente” as propostas do Relatório pois estas “apontam o ‘remendar’ de obras estruturantes para a região, condenando ao abandono a construção do IP8 entre Sines e Beja por auto-estrada, e ignoram o troço em falta para concluir o IC4, uma via considerada por todos como absolutamente estruturante, no desenvolvimento económico da região”.

Segundo o Parecer enviado à Rádio Pax, “não foram tidos em conta pelos autores deste estudo, encomendado pelo Governo, os importantes e indispensáveis valores da segurança e da vida humana, e os anseios naturais de quem espera há vários anos por esta via estruturante”.

O relatório identifica como “constrangimento” a fraca conservação da rede secundária, e a Câmara desafia “os diferentes agentes públicos e privados a estabelecerem compromissos e prioridades no investimento em infraestruturas que terá de ser realizado através do próximo PO Regional, numa parceria com o Governo e as autarquias locais”.

A autarquia não tem dúvidas que “este é um momento decisivo para Portugal e para a região”. O quadro comunitário que vai ser executado até 2020 é apontado no Parecer como “fundamental” para “uma estratégia de coesão territorial que permita conferir maior competitividade aos territórios de baixa densidade populacional”.

A Câmara decidiu enviar o Parecer ao Presidente da República, à Presidente da Assembleia da República; ao Primeiro-ministro; ao Ministério da Economia; ao Grupo de Trabalho das Infraestruturas de Elevado Valor Acrescentado (GTIEVA); às Associações Empresariais da Região; à Assembleia Municipal de Odemira; as Câmaras Municipais e Assembleias Municipais de Lagos, Aljezur, Sines e Ourique; à Comunidade Intermunicipal do Litoral Alentejano – CIMAL; à Assembleia Intermunicipal da CIMAL; à Associação de Municípios do Baixo Alentejo e Alentejo Litoral – AMBAAL; à Assembleia Distrital de Beja.

 

PUB

PUB

PUB

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Farmácia de serviço hoje na cidade de Beja

Publicidade

Mais Lidas

1
Ourique
Incêndio fatal em Ourique: homem perde a vida aos 62 Anos
2
Ressonância
Hospital de Beja: A espera terminou, Ressonância Magnética chegou
Devemos acarinhar os eleitores do Chega? Não! Não podemos
4
Bombeiros
Polémica nos Bombeiros de Beja: Lista rejeitada responde a comunicado da direção 
5
Odemira
Alunas de Odemira brilham em competição de ciência em Itália
6
25 de Abril
50 anos de Abril: Catarina Eufémia, um símbolo da luta antifascista
Alegada homicida de casal de idosos alemães em Beja nega autoria do crime (act.)
8
ciclismo
Volta ao Alentejo em Bicicleta está na estrada

Recomendado para si

28/03/2024
EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva
06/03/2024
GNR deteve dois indivíduos por furto de produtos agrícolas
06/02/2024
GNR desenvolve operação “Floresta Segura”
04/02/2024
NOTICIÁRIO 04-02-2024
04/02/2024
Festival Entrudanças promove projeto com comunidade
29/01/2024
ADPM promove turismo em Cabo Verde
24/01/2024
Programa Serpa 24-01-2024
23/12/2023
Livro ilustrado sobre Jorge Vieira integra Plano Nacional de Leitura