Odemira e Sines têm projecto para limpeza da costa

Um grupo de Jovens de Odemira e Sines apresentou ao Orçamento Participativo Jovem Portugal (OPJ), um projecto de sustentabilidade ambiental.

A proposta “Um mergulho pelo futuro” pretende “identificar zonas com necessidade de limpeza e conservação e promover a educação e adopção de práticas que levem a uma maior sustentabilidade das zonas costeiras”, revela a Câmara de Odemira.

A limpeza de praias com elevada procura turística realizadas por equipas de jovens dos dois concelhos com o apoio de entidades locais; cursos e acções de mergulho com os alunos das escolas secundárias dos dois concelhos para levantamento de áreas prioritárias de limpezas em portinhos de pesca; e sensibilização junto da população, envolvendo os jovens, através de campanha de comunicação e exposições itinerantes são algumas das iniciativas contempladas.

As explicações foram deixadas à Rádio Pax por João Alfeirão, um dos jovens promotores do projecto.

Odemira e Sines são dois concelhos onde o turismo é um sector estratégico.

João Alfeirão apela aos jovens que sigam o procedimento constante no site do Orçamento Participativo Jovem Portugal e votem, até 22 de Dezembro, na proposta “Um mergulho pelo futuro”.

O Orçamento Participativo Jovem é um processo de participação democrática promovido pelo Governo, através do qual os cidadãos com idades entre os 14 e os 30 anos podem apresentar e decidir projectos de investimento público no valor total de 300 mil euros.