No Dia Mundial do Turismo, assinalado ontem, 27 de setembro, o município de Odemira fez um balanço bastante positivo da época balnear de 2021, tanto ao nível da procura turística, do baixo e pouco grave registo de ocorrências e na qualificação e diversificação da oferta de serviços de apoio ao veraneante.
Em 2021, o concelho de Odemira contou com 12 praias de Bandeira Azul, o símbolo de qualidade e excelência, atribuído pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE).
As praias do Malhão Norte, Malhão Sul, Franquia, Farol, Furnas Rio, Furnas Mar, Almograve Norte, Almograve Sul, Zambujeira do Mar, Alteirinhos e Carvalhal e a praia fluvial de Santa Clara hastearam a Bandeira Azul.
De acordo com o município, “ao longo da época balnear foram dinamizadas diversas atividades de sensibilização e educação ambiental no âmbito do Programa Bandeira Azul, com o objectivo de despertar consciências para a importância da salvaguarda dos ecossistemas e do combate à poluição, com interação de centenas de participantes de todas as idades, realizadas online e nas praias”.
Recorde-se que, este ano, a cerimónia oficial do primeiro hastear da Bandeira Azul em Praias interiores, a nível nacional, decorreu na Praia Fluvial de Santa Clara, data que marcou o início da época balnear no concelho.
A Quercus atribuiu o Galardão Qualidade de Ouro a sete praias de Odemira: Franquia, Farol, Furnas, Almograve, Alteirinhos, Carvalhal e Santa Clara. A associação ambientalista Zero distinguiu os Alteirinhos como praia Zero Poluição.
O concelho contou com cinco praias acessíveis, designadamente da Franquia, Furnas Rio, Furnas Mar, Zambujeira do Mar e Carvalhal, que hastearam a bandeira “Praia Acessível, Praia Para Todos!”.