Há 25 anos que a FACECO, Feira das Actividades Culturais e Económicas do Concelho Odemira, promove esta região do litoral alentejano.
Na sessão inaugural, o presidente da câmara de Odemira salientou a forma “entusiasta” com que o sector empresarial e as associações constroem o certame. José Alberto Guerreiro também fez referencia ao facto desta feira “não ser só diversão mas também um espaço de negócio”, numa região onde a principal actividade económica continua a ser a agricultura.
A abertura oficial da FACECO contou também com a presença do Presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo. Ceia da Silva realçou o facto de existirem no concelho de Odemira algumas das melhores praias do mundo.
Este responsável afirmou que “os novos caminhos do turismo” não passam só pelo “sol-e-mar” mas também pela aventura, natureza, desporto, dinâmica das associações culturais e forças vivas das regiões. Segundo o presidente da ERTAR, o concelho de Odemira tem conseguido “criar esta dinâmica”.
Organizada pela câmara municipal de Odemira, a FACECO apresenta nesta 25ª edicção um programa repleto de animação, exposições e concursos de gado, gastronomia, música e artesanato.
A gastronomia e os produtos locais são, cada vez mais, ponto forte da feira, com vários restaurantes no recinto e muitos produtores dos melhores sabores da região, desde o mel, azeite, queijos, enchidos, compotas, medronho e vinho. Ao longo dos três dias haverá provas, apresentações e demonstrações culinárias.
O artesanato continua a ocupar um espaço próprio com cerca de 50 artesãos a trabalhar ao vivo.
Também a pecuária está em grande destaque. O certame acolhe o 27º Concurso Nacional Raça Bovina Limousine, o 20º Concurso Regional da Cabra Charnequeira e o 12º Concurso Regional da Raça Bovina Holstein Frísia.
Na música destaque para a atuação dos grupos “A Moda Mãe” e “The Covers” (sexta-feira, da banda O’queStrada (sábado) e do artista Agir (domingo).