Odemira: FACECO promoveu colóquio sobre “Produtos do Mar”

O objectivo desta iniciativa foi sobretudo apresentar aos empresários do concelho a Associação QUALIFICA – Associação Nacional de Municípios e de Produtores para a Valorização e Qualificação dos Produtos Tradicionais Portugueses e o trabalho que desenvolve na qualificação dos produtos locais, promover a discussão de estratégias e de valorização dos produtos e a divulgação do “Cabaz do Mar”.

O colóquio contou com a moderação do vereador da Câmara de Odemira, Ricardo Cardoso, da Engª Ana Soeiro, da QUALIFICA, de Telma Guerreiro da TAIPA e do Dr. João Cavaleiro da Entidade Regional de Turismo do Alentejo E.R.T.

Durante a apresentação, Ana Soeiro, da QUALIFICA, explicou que “a associação qualifica produtos e comerciantes, presta apoio técnico e jurídico aos operadores, promove comercialmente produtos e produtores e discute e propõe regulamentação para o sector”. A mesma avançou que “será apresentado em São Teotónio e colocado à venda na próxima segunda-feira o Guia dos Bons Produtos Tradicionais 2014”. O guia estará à venda fora dos circuitos comerciais tradicionais.

Um dos temas principais deste colóquio prendeu-se com a apresentação do projecto “Cabaz do Mar.” Este é um projecto pioneiro em Portugal e que pretende contribuir para a valorização do pescado e para a promoção da identidade e das comunidades piscatórias, fomentando relações de proximidade entre quem pesca e quem consome”. Telma Guerreiro, da TAIPA explicou à Rádio Pax que “este projecto permite colocar em circulação junto dos consumidores vários tipos de pescado que muitas vezes nem tem valor comercial ou não é procurado frequentemente pelos consumidores”. A mesma sublinhou que “esta é uma forma de contribuir para a sustentabilidade dos recursos pesqueiros”.

Foi ainda apresentado o projecto “Alentejo Bom Gosto” pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo.