Odemira inicia novo ciclo do Orçamento Participativo

Odemira está a iniciar um novo ciclo do Orçamento Participativo (OP), onde são os cidadãos que apresentam e decidem as propostas de investimento a concretizar pelo Município, no valor global de 500 mil euros.

Até Junho está a decorrer a fase de apresentação de propostas. Podem participar no OP todos os cidadãos a partir dos 14 anos de idade, residentes, trabalhadores ou estudantes no concelho. As propostas  devem ser apresentadas em nome individual, através da página online dedicada ao OP (www.op.cm-odemira.pt), no Balcão Único do Município, nos BU´s KIOSK e nos Encontros de Participação a realizar em todas as freguesias.

Este ano, os cidadãos podem apresentar propostas materiais e imateriais, nas áreas de competência do município, que incidam sobre investimentos de âmbito coletivo.

Telma Guerreiro, vereadora da Câmara de Odemira diz que este “é mais um ciclo de promoção da cidadania, (…) onde as pessoas são uma vez mais chamadas a apresentar e votar as propostas”.

Dinamizado de forma ininterrupta desde 2011, Orçamento Participativo integra a estratégia do Município de Odemira “para potenciar a participação pública, através de factores positivos e construtivos, baseados em princípios de proximidade, transparência e oportunidade”.

Numa lógica “Odemira Concelho 100% OP”, em simultâneo com o OP Municipal, decorrem os processos de OP das Freguesias, para os quais o Município atribui o valor de 10 mil euros para cada uma das 13 Freguesias.