
O Município de Odemira definiu um conjunto de 30 medidas extraordinárias de apoio às empresas, às famílias e às instituições do concelho, com o objetivo de ajudar a fazer face às dificuldades vividas perante o Estado de Emergência devido à pandemia da Covid-19.
Estas medidas pretendem, também, “contribuir para a salvaguarda da economia familiar, da preservação do tecido empresarial e do emprego e ajudar as instituições no trabalho diário de apoio social”.
Este conjunto de medidas extraordinárias prevê novos apoios num valor total que ascende a mais de 1 milhão e 250 mil euros em apoios diretos às empresas, às famílias e às instituições do concelho.
De entre as medidas estão apoios aos estabelecimentos comerciais obrigatoriamente encerrados ao público com redução de faturação comprovada; apoio à criação de lojas On-line; constituição do fundo de emergência e apoio social dirigido às famílias, para fazer face a situações de comprovada carência e vulnerabilidade social provocada pela crise pandémica e a criação de uma linha de apoio financeiro para auxiliar Juntas de Freguesia e Instituições Sociais, que promovam o apoio domiciliário, a entrega de produtos e a facilitação no acesso a serviços.
Das ajudas, fazem também, parte apoios financeiro às IPSS para fazer face à situação de emergência e aos intrínsecos custos acrescidos, reforço do apoio financeiro às corporações de bombeiros e reforço de uma linha direta de acompanhamento às instituições e coletividades do concelho, por forma a assegurar a informação sobre todos os apoios existentes.