A moção dos eleitos do Bloco de Esquerda (BE) de Odemira sobre regionalização e a instituição de Regiões Administrativas, apresentada na Assembleia Municipal de Odemira, gerou alguma controvérsia entre os deputados, sobretudo, os eleitos pelo Partido Socialista (PS).
Em nota de imprensa enviada à redação da Rádio Pax, os bloquistas vêm a público sublinhar que “a moção do Bloco de Esquerda teve um particular efeito na bancada do PS, que ficou dividida na hora de votar: 12 votaram contra, 5 a favor e 1 absteve-se”.
“Somos a favor – começam por dizer os deputados do PS que votaram contra – mas, só depois de consolidado o processo de descentralização das competências nas CCDR”, refere o Bloco.
No entender do BE “quem se absteve, considerou que a moção dá um passo na morosidade, dado que não está prevista nenhuma revisão constitucional – o que é falso, porque este processo está a decorrer”.
“Apesar dos votos favoráveis do BE, da CDU e de alguns deputados do PS, assim como das abstenções (IL e um deputado do PS), a moção acabaria por ser chumbada pelos restantes deputados municipais do PS e da JCO-PSD/CDS”, explicam os bloquistas.