Odemira no top de recolha da 12ª edição da Geração Depositrão

No âmbito da 12ª edição do programa “Geração Depositrão”, o distrito de Beja foi responsável pela recolha de cerca de 40 toneladas de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE) e pilhas, representando 10% das recolhas globais e posicionando a região no top do desafio.

Destaque para a ação das escolas EB 2,3 Damião de Odemira e EB1 Nº 1 de Saboia, no concelho odemirense.

Estes dois estabelecimentos de ensino somaram cerca de 31 toneladas de resíduos, contribuindo fortemente para a representatividade da região nível nacional, sendo a Escola Básicas 2,3 Damião de Odemira, a vencedora desta edição, ocupando o 1º lugar do ranking nacional.

Ao longo de 12 anos de participação na Geração Depositrão, este estabelecimento já somou mais de 142 toneladas.

A EB1 Nº 1 de Saboia acumulou vários prémios, ocupando o top 5, nos dois critérios de avaliação peso total (mais de 13 000 kg) e peso por aluno (mais de 200 kg/aluno), sendo também uma presença assídua no topo da tabela de classificação nacional e regional.

A “Geração Depositrão” é um programa de sensibilização ambiental que visa (in)formar as crianças e jovens – e, através destes, a população em geral – acerca da importância do adequado encaminhamento de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE) e Resíduos de Pilhas e Acumuladores (RP&A).

No ano letivo 2019/2020, as escolas e entidades portuguesas que participaram nesta edição da Geração Depositrão recolheram cerca de 385 toneladas de REEE e 15 toneladas de RP&A, fechando o programa com a recolha de cerca de 400 toneladas.

Anualmente, as escolas participantes correspondem ao envolvimento de mais 420 mil alunos e cerca 42 mil professores de todos os níveis de ensino.

Em funcionamento consecutivo há 13 anos, esta campanha é fruto de uma parceria entre a ERP Portugal, Entidade Gestora de Resíduos, e o Programa Eco-Escolas (ABAE), com o objetivo de estimular a entrega de destes resíduos nas escolas e entidades parceiras, garantindo o seu tratamento, descontaminação e reciclagem.