A população do concelho de Odemira já pode escolher entre as 23 propostas para investimentos públicos no Orçamento Participativo (OP) Municipal e das Freguesias.
A votação pode ser feita através de SMS, na página de internet relativa ao OP ou de forma presencial no Balcão Único da Câmara Municipal e nas Juntas de Freguesia, até 20 de outubro.
Podem participar os cidadãos com idade igual ou superior a 14 anos.
Em nota de imprensa, o Município garante que está comprometido “a integrar as propostas vencedoras no OP no orçamento municipal e a sua execução num período de 30 meses”, sendo que, “tendo em vista a coesão territorial, é garantida a implementação de pelo menos um projeto numa freguesia do concelho com menos de 1500 habitantes, entre as propostas mais votadas da lista de ordenação final, no valor global de 300 mil euros”.
A autarquia sublinha que o projeto pretende “potenciar o exercício da cidadania participada, com vista à melhoria da qualidade de vida no concelho”.
A mesma fonte acrescenta que este “é o mais antigo e ininterrupto processo participativo do país, agora na sua 13ª edição, assente na estratégia do Município de Odemira para potenciar a participação pública, através de fatores positivos e construtivos, baseados em princípios de proximidade, transparência e oportunidade”.