
O Município de Odemira promove, neste sábado, dia 27 de novembro, pelas 16:00 horas, no Mercado Municipal, a primeira sessão do Fórum do Território.
Trata-se de “um espaço onde se pretende assegurar que todos, cidadãos e entidades, participem na definição de estratégias e iniciativas e se envolvam nas decisões sobre o território, de acordo com objetivos comuns”, explica a autarquia, em comunicado.
Nesta primeira sessão é apresentado o Fórum do Território e os seus principais objetivos e vai ser definido, em conjunto, o seu modelo de participação e organização, a visão para o território, a identificação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) considerados prioritários para o concelho de Odemira.
De acordo com o município, “o Fórum do Território será um espaço de co-definição de estratégias e de iniciativas rumo à sustentabilidade do concelho de Odemira”.
Atuará de acordo com os princípios da democracia participativa, onde os cidadãos e as entidades tomam parte das decisões sobre o território, assumindo e partilhando responsabilidades na sua gestão de acordo com objetivos comuns.
Ao Fórum caberá a tarefa de definir uma Agenda Territorial Local, a partir de uma visão integrada que articule as dimensões ambientais, sociais e económicas, estabelecendo as prioridades de desenvolvimento a partir de um trabalho em rede, com parceiros locais e supramunicipais.
Sendo os grandes desafios globais, também locais, o Fórum do Território prosseguirá os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a Agenda Territorial 2030 europeia.