Odemira promove projeto de voluntariado jovem

“Mexe-te OJovem” é o nome do projecto de voluntariado jovem promovido pela Câmara de Odemira. Este ano, participam 62 jovens.

O objetivo é promover “a cidadania ativa e envolver os jovens durante o período de férias de verão, através da colaboração em diversas ações”, explica o Município.

O projeto é destinado a jovens com idades entre os 12 e os 25 anos residentes no concelho de Odemira. As iniciativas que decorrem até dia 31 de Agosto, pretendem “abranger o maior número de jovens”.

Estão previstas acções de voluntariado na Biblioteca Municipal José Saramago e no Canil Municipal, apoio em diversas respostas de ATL existente no concelho, apoio nas atividades culturais e sociais realizadas nas Freguesias e conservação e manutenção de espaços verdes.

Está ainda prevista a lavagem e pintura de muros, apoio no programa Praia Sénior da Freguesia S. Salvador/Santa Maria, apoio administrativo nas Juntas de Freguesia, manutenção da Praia Fluvial e Apoio no Posto de Turismo de Santa Clara-a-Velha e apoio no Lar de Idosos de Colos.

Esta iniciativa integra-se no programa municipal na área da juventude “Odemira Acredita em Ti”, programa transversal a inúmeras áreas, que “desde 2014 tem vindo a construir um percurso de incentivo à cidadania ativa junto dos jovens”, explica a autarquia.

O “Mexe-te OJovem é promovido pela Câmara de Odemira em parceria com as várias juntas de freguesia do concelho”.