Odemira recebe final da Taça do Mundo de Orientação em BTT

A final da Taça do Mundo de Orientação em BTT – WMTBO disputa-se, a partir de hoje, em Odemira.

A prova, organizada pela Federação Internacional de Orientação, Federação Portuguesa de Orientação e Instituto Português do Desporto e da Juventude, com o apoio do Município de Odemira, leva àquele concelho 150 atletas de alta competição, oriundos de 15 países.

Nove dos 10 melhores atletas do mundo no escalão masculino e 8 das melhores 10 atletas do mundo no escalão feminino têm presença confirmada.

Hoje o dia é dedicado a sessões de treino junto à aldeia de Vale Bejinha. A partir das 18 horas, tem lugar a Cerimónia de Abertura, com recepção das comitivas dos vários países, no Jardim Sousa Prado, em Odemira.

Telma Guerreiro, vereadora da Câmara de Odemira, salienta que a Orientação é uma “modalidade estratégica” para o município. A autarca frisa que se trata de uma prova importante para promoção do concelho.

Do ponto de vista económico, Telma Guerreiro adianta que a Taça do Mundo beneficia não só as unidades de alojamento e restaurantes, como outros sectores. Ao longo da prova será realizada uma pequena feira de produtos locais.

Os atletas têm pela frente três provas distintas. A primeira de distância média realiza-se na zona envolvente à povoação de Vale Bejinha, na Freguesia de S. Luís (amanhã). A segunda de distância longa disputa-se na envolvente à aldeia de S.Luís (sábado). A última prova de Sprint tem lugar na vila de Odemira (domingo).