Odemira recebe projecto “Sonotomia”

O litoral de Odemira acolheu o projecto “Sonotomia” que foi aprovado recentemente no âmbito do programa Europa Criativa da União Europeia.

O projecto visa “criar um arquivo sonoro no âmbito dos territórios marítimos e fluviais. Está em causa a preservação de uma vertente quase ignorada do património europeu e que se pretende agora dinamizar”, segundo o Município de Odemira.

Nos dias 13 e 15 de Dezembro, o território de Odemira recebeu o lançamento do projecto. “Os participantes exploraram diferentes pontos da geografia da costa alentejana, dialogaram com representantes do Município de Odemira e das comunidades locais e traçaram planos para os dois próximos anos de intensa actividade. O Cabo Sardão é dos pontos escolhidos pelos peritos da União Europeia para a monitorização da paisagem sonora da Costa Alentejana”, esclarece a nota enviada à Rádio Pax.

“Definir o perfil sonoro e captar as particularidades de uma orla marítima em rápida transformação constitui uma das prioridades desta iniciativa europeia, que está associada ao esforço do Festival Terras Sem Sombra para internacionalizar o Alentejo como destino de arte e natureza. O Sonotomia será posteriormente alargando aos cursos de água de outras áreas alentejanas e noutros pontos do continente europeu”, adianta o município.