Odemira: Semana Gastronómica do Polvo duplica número de restaurantes aderentes

A Semana Gastronómica do Polvo está a decorrer nos restaurantes do concelho de Odemira, nas localidades de Boavista dos Pinheiros, Longueira, Odemira, S. Luís, Vila Nova de Milfontes e Zambujeira do Mar, até ao próximo domingo, dia 10 de Junho.

Este ano, a iniciativa “duplicou o número de restaurantes aderentes”, em relação a 2017, explica Ricardo Cardoso, vereador da Câmara de Odemira.

Nos “cerca de 20 estabelecimentos” é possível provar polvo de diversas formas: em cataplana, polvo à bolhão-pato, à pescador, arroz de polvo, à lagareiro, na frigideira com alho, frito, grelhado, salteado, de feijoada, de caldeirada, pataniscas de polvo, polvo panado ou ainda na tradicional salada de polvo.

O vereador da autarquia salienta que esta iniciativa “pretende valorizar um produto de excelência, que consegue atrair muitos visitantes aos restaurantes aderentes”.

“A especificidade de habitat aliada à diversidade de alimento dá ao polvo do Sudoeste Alentejano características organoléticas ímpares ao nível de textura e sabor, tornando-o num dos produtos mais apreciados e procurados”, explica a autarquia.