Operação “Duas ou quatro rodas, há espaço para todos” chega ao fim

A Guarda Nacional Republicana (GNR), a Polícia de Segurança Pública (PSP) e a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), terminam, este domingo, a operação “Duas ou quatro rodas, há espaço para todos”.

As autoridades reforçam a fiscalização “de norte a sul do país, numa atitude proactiva e dissuasora da sinistralidade rodoviária, através da intensificação das acções de fiscalização de trânsito, visando a coexistência e partilha da via, de forma segura e responsável, entre automóveis e motociclos”, revela a GNR.

Os militares da Guarda Nacional Republicana estão atentos ao excesso de velocidade; ultrapassagens irregulares; mudanças irregulares de vias de trânsito; não sinalização de manobras; desrespeito pela sinalização; desrespeito pelas regras de prioridade; deficientes condições de segurança dos veículos e não utilização ou utilização incorrecta de dispositivos de segurança.

As acções de fiscalização são acompanhadas por uma campanha de sensibilização sobre os comportamentos de risco.
Na componente de sensibilização foram produzidos folhetos que são distribuídos ao público-alvo pela GNR. Esses materiais estão também disponíveis nas instalações do IMT, em 136 motoclubes e em cerca de 250 concessionários de veículos de duas rodas a motor, numa parceria com a Associação Automóvel de Portugal.